Site Cultural por Hamilton F. Menezes
Hamilton F. Menezes Professor - Jornalista - Escritor
Capa Textos Áudios Perfil Contato
Meu Diário
21/12/2007 00h23
intercâmbio educacional e de pesquisa com o Uruguai. Estudantes de doutorado, professores e pesquisadores brasileiros
http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0899.html

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas até 10 de março de 2008 para o intercâmbio educacional e de pesquisa com o Uruguai. Estudantes de doutorado, professores e pesquisadores brasileiros, vinculados a programas de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), podem participar. O objetivo do edital é apoiar a qualificação de recursos humanos por meio de intercâmbio entre os dois países, em todas as áreas do conhecimento.

O coordenar do projeto que será enviado a Capes deve ter o título de doutore há pelo menos cinco anos e reconhecida competência na área. As propostas apresentadas devem estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes.

O número máximo de missões de trabalho é de duas por ano, por projeto.
Cada proposta brasileira selecionada receberá R$ 10 mil por ano para custeio de execução. Além disso, a Capes financia as passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação.

As atividades de pesquisa terão inicio em maio de 2008. Inscrições e mais informações, acesse aqui . (Assessoria de Imprensa da Capes)
Publicado por Hamilton F Menezes
em 21/12/2007 às 00h23
 
15/12/2007 13h40
Vale a pena... APAIXONE-SE
Publicado por Hamilton F Menezes
em 15/12/2007 às 13h40
 
12/12/2007 19h51
Veja os 10 casos mais curiosos de perda e recuperação de dados

Veja os 10 casos mais curiosos de perda e recuperação de dados
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1284657-EI4799,00.html

Como faz todos os anos, a Ontrack, empresa especializada em recuperação de dados, listou os dez casos mais estranhos, incomuns ou engraçados enfrentados pela companhia. Na relação deste ano aparecem laptops que caem de helicóptero, maquinário incendiado e até uma banana que, colocada sobre um HD, vazou seu conteúdo para dentro do drive. Confira os dez casos mais estranhos de 2006.

10º lugar: No ar, literalmente
Funcionários de uma companhia global de telecomunicações trabalhavam em Mônaco dentro de um helicóptero e deixaram o laptop cair para fora da aeronave. A Ontrack conseguiu recuperar arquivos vitais que estavam na máquina e os enviou via servidor de FTP para uma reunião em Hong Kong no dia seguinte.

9º lugar - Lavando dados
Num vôo de Londres a Varsóvia, um passageiro colocou na mesma bolsa seu laptop e os artigos de higiene pessoal. Infelizmente, o xampu vazou e "melou" tudo que havia na bolsa, inclusive o laptop, e o HD falhou. Para recuperar todos os dados, os engenheiros da Ontrack tiveram que fazer uma "lavagem" no equipamento - limparam o disco rígido e outros componentes, para colocar o drive em funcionamento.

8º lugar - Sem graça
O famoso comediante britânico Dom Joly, apresentador e co-criador do programa Trigger Happy TV, derrubou seu laptop e danificou o disco que guardava 5 mil fotos, 6 mil músicas, metade de um livro que ele estava escrevendo e todas as colunas antigas que ele escrevera para um jornal. A Ontrack ficou sabendo da história lendo uma coluna escrita por Joly, entrou em contato com ele e conseguiu recuperar tudo.

7º lugar - Resgatando a pesquisa
Uma prestigiada universidade britânica sofreu uma perda catastrófica de dados depois de um incêndio no departamento de ciência da computação em uma manhã num final de semana. O fogo, a fumaça e (depois) a água utilizada pelos bombeiros para apagar o incêndio danificaram seriamente os computadores. A Ontrack foi chamada e conseguiu resgatar os 30 micros e recuperar mais de um terabyte de dados.

6º lugar - Cuidado: banana
Um cliente deixou uma banana velha em cima do seu disco rígido externo que estava em operação e o resultado foi que o conteúdo da banana foi parar dentro do drive, arruinando os circuitos. O drive poderia não funcionar mais, mas a Ontrack conseguiu limpá-lo e reparar a placa de circuito, assim o drive rodou tempo suficiente para se conseguir recuperar os dados. A banana, entretanto, não pôde ser recuperada.

5º lugar - Atropelamentos
Isto acontece todo ano, mas as pessoas continuam a deixar computadores e discos rígidos no trajeto de veículos. Apenas em 2006, a Ontrack recuperou dados de um laptop atropelado em um aeroporto, e de diversoso HDs que estavam em uma mochila sobre a qual passou um caminhão.

4º lugar - Dez vezes e nada
Um homem reformatou seu disco não apenas uma ou duas vezes, mas 10 vezes antes de perceber que havia informações valiosas que ele não poderia perder. Então recorreu à Ontrack que, em apenas uma tentativa, recuperou toda a informação.

3º lugar - Procurando Nemo
Um cliente voltou das férias dos seus sonhos em Barbados para descobrir que não poderia acessar nenhuma das fotos subaquáticas que ele havia feito com sua nova câmera digital "à prova d'água". Parece que a câmera não era assim tão impermeável quanto apregoava a propaganda, então a Ontrack teve que resgatar todas as fotos de peixes tropicais.

2º lugar - Drive rangendo pede óleo
Um professor universitário ouviu um rangido no drive do seu novo computador. Para resolver o irritante problema, ele abriu o case usou um spray de WD-40 (um lubrificante) no interior do drive. Ele teve sucesso em acabar com o ruído, mas acabou também com a capacidade de funcionamento do dispositivo. A Ontrack colocou o drive para funcionar novamente e conseguiu recuperar os dados.

1º lugar - Meias
Houve um caso em que, embora as circunstâncias da perda dos dados não tivessem nada de notável, o problema foi agravado porque o cliente resolveu enrolar o drive num par de meias velhas para enviá-lo à Ontrack. Obviamente as meias não funcionaram apropriadamente como proteção, e o dano resultante tornou a recuperação dos dados muito mais desafiadora do que normalmente seria. Mas foi um sucesso, também.
 

Redação Terra

Publicado por Hamilton F Menezes
em 12/12/2007 às 19h51
 
10/12/2007 16h32
Inaugurada a Clínica da Família em Taguatinga
Inaugurada a Clínica da Família em Taguatinga
Publicado por Hamilton F Menezes
em 10/12/2007 às 16h32
 
25/11/2007 13h03
Em análise: Projeto autoriza uso do FGTS para pagar curso superior

Projeto autoriza uso do FGTS para pagar curso superior

A Câmara analisa o Projeto de Lei 253/07, da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), que permite o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de mensalidades de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação. Pela proposta, o titular da conta vinculada ou seus dependentes poderiam sacar os valores depositados na conta do FGTS nos seguintes casos:

- para pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação;
- para pagamento de mensalidades em atraso em ambos os cursos; e
- para liquidação ou amortização de dívida com instituições de ensino superior, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação.

A proposta altera a Lei do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (Lei 5107/66), regulamentada pelo Decreto 59820/66. O fundo é formado por depósitos mensais, efetuados pelas empresas em nome de seus empregados, no valor equivalente a 8% do vencimento mensal. Atualmente, o FGTS pode ser utilizado principalmente para financiar a casa própria. Entre outros casos previstos por lei para o saque integral dos recursos estão o tratamento de doenças incuráveis, como câncer e AIDS, aposentadoria por idade ou quando o trabalhador fica por mais de três anos consecutivos sem registro na carteira de trabalho.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara
_________________________________________________________________________________________________

Publicado por Hamilton F Menezes
em 25/11/2007 às 13h03
Página 65 de 80
Capa Textos Áudios Perfil Contato