Site Cultural por Hamilton F. Menezes
Hamilton F. Menezes Professor - Jornalista - Escritor
Capa Textos Áudios Perfil Contato
Meu Diário
10/11/2005 00h43
Aprendendo a perdoar a si mesmo - Rosemeire Zago
Rosemeire Zago
Psicóloga clínica
com abordagem
jungiana.

Algumas pessoas prejudicam outras e pedem perdão, que pode ser aceito ou não; mas há algumas atitudes em que o único prejudicado é você mesmo. Se você vive apontando seu dedo indicador constantemente para seu próprio nariz, cuidado!
A culpa varia de acordo com crenças e valores que cada um traz consigo desde a infância, e que muitas vezes não corresponde mais aos valores e crenças atuais. Culpa, remorso, arrependimento, são inimigos constantes de algumas pessoas e traz junto a humilhação, vergonha, o medo e a maior conseqüência: a autopunição.

Perdoar a si mesmo talvez seja um dos maiores desafios, pois está relacionado com a capacidade - e leia-se também dificuldade - que cada um tem de se amar e se aceitar. As pessoas não se amam por acreditarem terem feito algo muito terrível, às vezes isso até corresponde à verdade, mas muitas vezes não.

Algumas chegam ao máximo de se culparem por terem nascido e sentem-se como um grande fardo. Para compensarem essa rejeição sentida em algum momento de sua vida, passam a vida tentando mostrar aos outros o quanto são úteis, importantes, como que para provarem para si próprias que são merecedoras da vida.

Procure observar se busca aprovação e reconhecimento de pais, amigos, das pessoas em geral, se está sempre à disposição de todos, cedendo em quase tudo, pela necessidade inconsciente de agradar, ser aceito, mas que muitas vezes confunde-se com a desculpa de querer ajudar e que na verdade oculta a busca pelo amor e atenção.

Por exemplo, as pessoas por não se sentirem amadas quando crianças e não acreditarem em si mesmas passam a ignorar os próprios sentimentos e recorrem à fuga pela comida, como forma de compensação e obtenção do prazer. Com isso, se culpam e como punição, engordam.

Não conseguindo eliminar alguns quilos, mais culpas e assim, desviam o foco da origem de tudo para a comida. O foco passa a ser emagrecer e não o que as levou a engordar. Negam a si mesmas a subnutrição emocional que sentem e que pode levá-las a sentimentos de vazio e fome.

A comida passa a representar uma maneira de alimentar e preencher um vazio emocional. Ou seja, inconscientemente desviam a atenção dos problemas para a necessidade de emagrecer, os problemas continuam ou aumentam por não serem resolvidos e acabam consumindo mais calorias do que o corpo necessita, engordam, culpam-se, punem-se, criando-se assim, um círculo vicioso.

O perdão oferece saída para esse círculo vicioso, como uma escolha consciente de mudança. Será que a verdadeira causa está sendo considerada? Do contrário, tudo tende a piorar. Será que essa fome, esse vazio, não seria a necessidade, também inconsciente, de amor? É preciso perceber que a comida não será transformada em afeto, amor, mas apenas em gordura quando consumida de forma descontrolada. Por que não buscar outras fontes de prazer?

Uma maneira de cultivar a culpa é estar sempre exigindo perfeição de si mesmo. A anorexia e bulimia são exemplos disso. Nunca há satisfação consigo mesmo, gerando culpa, insatisfação e uma enorme dificuldade de se perdoar. Tudo que faz poderia ser melhor. Não importa o que faça ou conquiste. Ou o pior, não importa quem se é, parece que nunca é o bastante.

Para se livrar disso tudo faça uma lista de tudo aquilo que você se culpa, daquilo que fez e não fez. Seja honesto consigo mesmo. Depois, pense sobre as motivações que o fizeram fazer certas escolhas, agir de determinada forma e, ao invés de se culpar, punir ou se castigar, comece a lembrar que muitas escolhas foram feitas porque era o melhor que se podia fazer naquele momento e que na verdade, tudo foi avaliado com valores da época e que nem sempre serão os mesmos neste momento. Nunca julgue situações passadas com valores do presente.

Para perdoar-se é preciso rever todas suas crenças, valores, que muitos esquecem que com o tempo podem, e devem, se modificar. Analisar o que fez ou deixou de fazer para poder mudar e crescer é válido, como sentir remorso pela dor que pode ter causado a alguém e pedir perdão. Mas se esse remorso começar a dominar sua vida, estará alimentado seu papel de vítima e a autopiedade. Livre-se disso. Você deve aprender e crescer com a experiência passada e isso não quer dizer se punir eternamente por algo já feito.

Perdoar a si mesmo exige uma completa honestidade e integridade para que se alcance a cura de tantos males, de tanta falta de amor-próprio. É um processo de reconhecer a verdade, assumir a responsabilidade pelo que fez, aprender com a experiência, reconhecer os sentimentos que motivaram determinados comportamentos, abrir seu coração para si mesmo, ouvir seus medos, curar certas feridas e isso você pode conseguir sendo amoroso e responsável consigo mesmo.

Você pode e deve se livrar de certos padrões de pensamentos e sentimentos. Mude o que não acredita mais, livre-se de tudo que te faz mal, cure a ferida que mais lhe dói, cure sua vida emocional. A verdadeira cura é fazer as pazes consigo mesmo. O poder curativo do perdão e do amor talvez seja o remédio mais poderoso que temos. E está nas mãos de cada um de nós. E você pode começar com você mesmo!

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030110_psy_perdoar_si_mesmo.htm

Rosemeire Zago
Psicóloga clínica
com abordagem
jungiana. Desenvolve
o auto conhecimento
e ministra palestras
motivacionais.
Contato: (011) 9950-5095 
Publicado por Hamilton F Menezes
em 10/11/2005 às 00h43
 
08/11/2005 17h52
Benefícios da CENOURA
Cenoura

Benefícios:

- Excelente fonte de beta-caroteno, o precursor da vitamina A.
- Boa fonte de fibras e potássio.
- Ajuda a prevenir a cegueira noturna.
- Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer.
Proveniente do Afeganistão, as cenouras são nossa fonte mais abundante de beta-caroteno, um nutriente antioxidante que o corpo converte em vitamina A. Uma cenoura grande fornece 17 mg de beta-caroteno e mais 6 vezes a RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina A - um nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos, ossos e membranas mucosas. A vitamina A também ajuda prevenir infecções no corpo. Os antioxidantes, como o beta-caroteno e a vitamina A são essenciais à dieta porque protegem contra o câncer.

Um recente estudos descobriu que alguns voluntários da pesquisa que comiam 200 g (aproximadamente 1 xícara) de cenouras por dia tinham uma média de 11% de redução dos níveis de colesterol no sangue após 3 semanas. Níveis de colesterol mais baixos, por sua vez, diminuem o risco de doenças do coração. Uma pesquisa adicional é necessária para validar este estudo e identificar a substância na cenoura que diminui o colesterol. Enquanto isso, comer uma quantidade moderada de cenouras não causa nenhum mal e pode, ao mesmo tempo, conferir grandes benefícios à saúde contra dois grandes inimigos públicos - o câncer e as doenças do coração.

As cenouras não prevenirão nem corrigirão os problemas de visão mais comuns, como miopia e hipermetropia. Mas uma deficiência de vitamina A causa a chamada cegueira noturna - inabilidade dos olhos de se ajustar à luz fraca ou ao escuro. A vitamina A combina-se com a proteína opsina nas células da retina para formar a substância necessária pelos olhos para ter uma boa visão à noite (rodopsina). O consumo de apenas uma cenoura por alguns poucos dias fornecerá a quantidade de vitamina A suficiente para prevenir ou superar a cegueira noturna.

Naturalmente doces, as cenouras constituem um alimento ideal, com alto teor de fibras e poucas calorias. Curiosamente, o cozimento, de fato, aumenta o valor nutritivo da cenoura, porque quebra as fortes membranas que envolvem o beta-caroteno. Para converte o beta-caroteno em vitamina A, o corpo necessita de, pelo menos, uma pequena quantidade de gordura, porque a vitamina A é solúvel em gordura, e não em água. Servir cenouras cozidas com uma pequena porção de manteiga ou margarina assegura que o corpo será capaz de utilizar completamente esse nutriente . Cenouras cozidas ou em purê são excelente alimentos para bebês, já que são naturalmente doces e possuem alto valor nutritivo.

As cenouras também possuem um alto teor de carotenóides, pigmentos amarelos que são a fonte de beta-caroteno e muitos bioflavonóides. O consumo excessivo de cenouras pode produzir altos níveis desses pigmentos, dando à pele uma coloração amarelada, chamada carotenemia, devendo desaparecer dentro de umas poucas semanas de consumo reduzido de cenouras. No entanto, se a pele amarela persistir ou se aparte branca dos olhos também estiver amarela, o problema pode ser icterícia, um sintoma relacionado a distúrbios do fígado.

Conheça a cenoura produzida pela grano veja mais Grano Alimentos S.A.
Matriz Serafina Corrêa (RS) - (54) 444-1955, (54) 444-1733 e (54) 444-1744 - grano@grano.com.br
Filial Porto Alegre (RS) - (51) 3286-3000 - granoeto@terra.com.br
Filial São Paulo (SP) - (11) 3739-44-69 e (11) 3771-45-63 - granosp@grano.com.br
Publicado por Hamilton F Menezes
em 08/11/2005 às 17h52
 
05/11/2005 11h41
Wikipedia será lançada em CD e DVD
Wikipedia será lançada em CD e DVD
http://www.estadao.com.br/tecnologia/internet/2005/nov/05/24.htm

O objetivo é oferecer a maior enclipedia online do mundo a alguns mercados onde a internet tem pouca pequena penetração, como alguns países da África.


São Paulo - O criador da Wikipedia, Jimmy Wales, disse esta semana que o conteúdo da maior enciclopédia online do mundo será oferecida em versão impressa, disponível em CD e DVD, provavelmente a partir de 2006. O objetivo é alcançar alguns mercados onde a internet tem pouca pequena penetração, como alguns países da África.

Wales adiantou que questões de financiamento e publicação foram levadas a algumas editoras interessadas no projeto.”Sempre me agradou a idéia de ter uma versão impressa da Wikipedia, uma vez que nossa intenção é disseminar conhecimento pelo mundo afora”, disse Wales à Reuters.

A Wikipedia começou a ser desenvolvida em 2001, com características inovadoras: além de gratuita e escrita em mais de 80 idiomas, qualquer um pode incluir-lhe um artigo, editar os existentes e criar uma página sobre um de seus links.

A idéia de produzir a obra nasceu de um bate-papo entre dois amantes da internet: o acadêmico Larry Sanger e o programador de softwares Jimmy Wales. Larry vinha desenvolvendo algo semelhante, a Nupédia, com artigos analisados por renomados acadêmicos, muitos com PhD.

A Wikipedia é mais simples, baseia-se num wiki (termo havaiano para “ligeiro”), ou seja, uma rede de páginas web, cujo conteúdo é escrito e editado sem qualquer burocracia pelos internautas.

Ultimamente, o conteúdo da Wikipedia tem sido questionado, dada a facilidade com que ela pode receber informações falsas. Por esse motivo, surgiram rumores de que ela teria páginas fixas, cuja edição seria proibida.

Walles esclareceu, porém, que para proteger as páginas com mais visitas será implementado um software de proteção que cria uma demora entre a edição e a publicação do conteúdo, propiciando uma margem de manobra para que os dados sejam verificados pelos membros da comunidade da Wikipedia, antes de serem publicados.

João Magalhães
Publicado por Hamilton F Menezes
em 05/11/2005 às 11h41
 
03/11/2005 08h42
Japoneses anunciam internet via corpo humano
http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2005/mar/23/38.htm


Japoneses anunciam internet via corpo humano

A Nippon Telegraph and Telephone Corporation desenvolveu um dispositivo chamado RedTacton, que usa os campos elétricos existentes na superfície da pele para transmitir dados à alta velocidade.


São Paulo - A Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) anunciou hoje a criação da primeira rede de comunicações que usa o corpo humano como condutor de dados. A Humana Área Network (HAN) funciona a partir de um dispositivo chamado RedTacton, que aproveita os campos elétricos existentes na superfície da pele para transmitir informações à velocidade de 2 Megabits por segundo, quase 50 vezes superior à dos acessos por linha discada.

“Campos elétricos existem por toda a parte. Alguém equipado com um sensor pode trocar dados com outra pessoa que carrega o mesmo instrumento, por meio de um simples aperto de mão”, esclarece Toshiaki Asahi, pesquisador da NTT.

A título de curiosidade, Asahi diz que pelo RedTacton um casal pode, por exemplo, trocar arquivos de músicas e vídeos enquanto faz sexo ou fazer o download de músicas enquanto dança.

A tecnologia poderá ser uma alternativa à Bluetooth ou WLAN, para distâncias curtas. Asahi acredita que, se tudo der certo, a HAN será lançada em 2006, com aplicações que incluem ferramentas de segurança e identificação.



João Magalhães
Publicado por Hamilton F Menezes
em 03/11/2005 às 08h42
 
01/11/2005 18h38
Olá Como vai?
Esteja a vontade, este é o nosso recanto de cada dia, me esforçarei para deixar o site atualizado.

Um grande abraço

Hamilton F. Menezes
Publicado por Hamilton F Menezes
em 01/11/2005 às 18h38
Página 80 de 80
Capa Textos Áudios Perfil Contato