14/11/2005 02h22
Massagens na Orelha - uma técnica para todos
Massagens na Orelha - uma técnica para todos
http://www.guiadobuscador.com.br/gera.php?cod=440
Acupuntura no corpo ou na orelha pode ser realizada com muitos instrumentos, por exemplo, agulha, dedo, calor, semente, ímã, eletricidade, luz colorida e até raio laser. O mais importante é seguir os princípios da Filosofia Chinesa: alcançar o equilíbrio entre as polaridades Yin e Yang.
Através de simples massagens na orelha, muitos problemas de saúde podem ser aliviados.
O médico Paulo Nogier, pai da Auriculoterapia, descreveu na década de 60 duas técnicas muito simples e eficientes: massagem de pontos e massagem geral. As duas técnicas podem ser associadas na mesma sessão. Os tratamentos podem ser realizados diariamente, se necessário até várias vezes por dia.
1) MASSAGEM DE PONTOS
a. Objetivo – Tratamento reflexológico destinado para aliviar diretamente os problemas de saúde e as doenças
b. Instrumento – Ponta de uma caneta esferográfica tipo BIC escrita normal
c. Mapa – Considerar a distribuição das partes do corpo segundo o mapa clássico – criança em posição fetal dentro do útero (de cabeça para baixo)
Diagnóstico – Apertar com pressão média (nem leve demais, nem forte demais) a área correspondente às suas queixas. Deve apertar com a mesma pressão todos os pontos
Tratamento – Ao encontrar qualquer ponto dolorido, massagear durante um a três minutos o local, alternadamente nos dois sentidos: horário e anti-horário. Como a massagem é um pouco dolorosa porque o ponto está mais sensível, usar uma pressão forte, mas confortável. Poderá sentir esquentar a orelha, formigamento ou peso. Muitas vezes, à medida que vai girando a caneta esferográfica, a dor do ponto vai diminuindo até desaparecer, quando poderá interromper a massagem.
d. Observação – Caso encontrar muito pontos doloridos, escolher os mais sensíveis para massagem.
2) MASSAGEM GERAL
a. Objetivo – Tratamento para modificar globalmente o funcionamento do corpo: aumentar a Energia Geral, ativar o Yin ou ativar o Yang.
b. Instrumento – Ponta de um lápis borracha
c. Procedimentos – Massagem energética, massagem simpática ou parassimpática
.
d. Técnica - Massagear várias vezes cada um dos trajetos nos sentidos indicados, começa com leve intensidade, aumentar progressivamente; depois diminuir gradativamente até parar.
2.1 MASSAGEM ENERGÉTICA
É usada para cansaço, fraqueza, depressão, hipotiroidismo. Massageia circunscrevendo com um lápis borracha as bordas das duas orelhas de modo a subir pela hélice e descer pela face. Em geral, pode ser associada à Massagem Simpática.
2.2 MASSAGEM SIMPÁTICA
Pode ser usada para ativar o Yang, ou seja, aumentar o tônus da divisão Simpática do Sistema Nervoso Autônomo; e reduzir o tônus da divisão Parassimpática.
No 1º. trajeto, seguir internamente a borda da hélice até chegar ao lóbulo; no 2º. trajeto, massagear no sentido descendente a parede da concha (entre a anti-hélice – cartilagem longitudinal e mais dura da orelha, e a depressão chamada concha); no 3º. trajeto, massagear de forma centrípeta a concha, convergindo para um ponto situado acima do orifício de orelha, sobre a origem da hélice.
Indicações: ficar mais acordado, melhorar o rendimento antes ou durante o trabalho, preparação antes do início da competição esportiva, bronquite asmática, diarréia, depressão, hipotiroidismo.
2.3 MASSAGEM PARASSIMPÁTICA
Pode ser usada para ativar o Yin, ou seja, aumentar o tônus da divisão Parassimpática do Sistema Nervoso Autônomo; e reduzir o tônus da divisão Simpática.
No 1º. trajeto, saindo do lóbulo, subir internamente a borda da hélice; no 2º. trajeto, massagear no sentido ascendente a parede da concha (entre a anti-hélice – cartilagem longitudinal e mais dura da orelha, e a depressão chamada concha); no 3º. trajeto, massagear radialmente de forma centrífuga, saindo de um ponto situado acima do orifício da orelha, sobre a origem da hélice.
Indicações: relaxamento, insônia, dor de cabeça, má digestão, enjôo, prisão de ventre, dificuldade na ereção.
Façam com freqüência estas massagens eficientes, simples e seguras. Estará contribuindo para melhorar a sua saúde. Poderá também tratar os familiares, amigos e vizinhos, aumentará o bem-estar geral de todos, revertendo em um ambiente harmonioso para você.
Pedido de informações, dúvidas ou comunicação de resultados podem ser feitos no site do CEATA (www.acupuntura.org.br), ou acessando sua Escola Virtual de Ensino à Distância (www.ceata.com.br).
Boa Sorte, Paz e Harmonia para todos!
Texto e imagens de: Dr. Wu Tou Kwang - Médico e Diretor do CEATA
© GUIA DO BUSCADOR - 2004 - www.guiadobuscador.com.br
Jornal O Legado e Guia do Buscador são publicações da
Big Idéias Editora e Marketing Ltda.
Publicado por Hamilton F Menezes
em 14/11/2005 às 02h22