Site Cultural por Hamilton F. Menezes
Hamilton F. Menezes Professor - Jornalista - Escritor
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Contato
Textos
Dicas para entrevista a emprego I
Como coordenador de uma lista de discussão de Ofertas-Emprego http://br.groups.yahoo.com/group/ofertas-emprego/ , gratuita, me proponho dar essas dicas aos candidatos a emprego:

- Evite falar demais, responda somente o que for perguntado, evite monossílabos. Exemplos: Sim... não... talvez... quem sabe...
- Acredite que você tem futuro.
- Não entre na entrevista mascando chicletes. E mesmo que veha a mascar em qualquer lugar, nada de mastigar com a boca aberta parecendo um cavalo (risos), boca fechada sempre meninos e meninas!
- Se tem celular, desligue-o.
- Evite estalar dedos.
- Não coloque bolsa ou pastas em cima da mesa do entrevistador.
- Se perguntarem sobre algo que você não sabe, diga que não sabe, mas que se for necessário, estará disposto a obter os conhecimentos necessários, seja através de treinamentos dados pela empresa que propõe o emprego ou até mesmo fazer um curso se for necessário.
- Ao lhe oferecerem café, chá ou refrigerante durante a entrevista aceite ou não, caso afirmativo cuidado com o dedo "mindinho", jamais fique com ele apontado, una-o com os outros dedos. Se for café servido em xícara, jamais coloque a colher dentro, pouse-a no píres.
- Olhe nos olhos do entrevistador, mas sem penetrar fixamente no olho e  vez ou outra desvie o olhar, mas preste atenção não é para desviar abruptamente, seja natural.
- Se homem, de preferência barba feita e cabelo (se tiver) limpo ou bem cortado.
- Unhas limpas e cortadas, se mulher pintadas de tom discreto.
- Não roer unhas. E procure tirar este hábito, pois para o entrevistador dar uma olhada nos seus cotocos de dedos é um pulo. (risos)
- Se for um emprego técnico e se for mulher, prender os cabelos, pois poderá ser convidado a fazer um teste prático com equipamentos, que se os cabelos estiverem soltos, poderão lhe deixar em maus lençois, pois podem se prender em algum equipamento, esta dica serve para os homens que possuem os cabelos grandes também.
- Se perguntarem a sua pretensão salarial e você não estiver por dentro do salário do mercado, diga que pode ser a combinar.
- Antes de fazer uma entrevista procure saber sobre a empresa que está lhe recrutando.
- Mulheres não usem maquiagem exagerada. Na vestimenta seja discreta, não é exibindo seus dotes que conseguirá emprego, claro que uma visual bem cuidado fará a diferença, mas nada ir arrumada para entrevista como se fosse para uma festa.
- Gírias nem pensar! Mesmo que o entrevistador as use.

Um abraço e desejando sucesso e tudo de bom e de belo!!!






Hamilton F Menezes
Enviado por Hamilton F Menezes em 01/05/2005
Alterado em 01/05/2005
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Contato